terça-feira, 6 de março de 2012

Oficina Pedagógica na UNIFESP

Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) – Campus de São José dos Campus recebe José de Lurdes Vizotto na Semana de Recepção dos Calouros
O Núcleo de Apoio ao Estudante (NAE) do Instituto de Ciência e Tecnologia (ICT) da UNIFESP teve a honra de receber o pedagogo José de Lurdes Vizotto no último dia 29 de fevereiro para ministrar duas palestras para cerca de 200 alunos ingressantes nos cursos de Bacharelado em Ciência e Tecnologia, Bacharelado em Ciência da Computação e Bacharelado em Matemática Computacional. Suas palestras tiveram como temas principais a sustentabilidade e a convivência universitária.
            E um início inusitado ocorreu para surpresa de todos que aguardavam ansiosamente a palestra: o primeiro a falar foi um boneco construído com embalagens plásticas que apareceu   através de uma gravação em vídeo projetada no telão e dando as boas vindas aos calouros. Magnífico! 

Dando início a sua apresentação, José de Lurdes exibiu diversas imagens de situações em que a natureza está pedindo socorro. Depois, com sua admirável criatividade e habilidade construiu um boneco e utilizou o processo de construção como metáfora para abordar assuntos relacionados  ao dia a dia dos estudantes. Continuando, ele apresentou outro vídeo, intitulado “Boneco Notícia”, o qual surpreendeu a todos pela simplicidade e clareza na definição de conceitos.
            Para finalizar a apresentação ele contou como se deu a construção de alguns bonecos e deixou com que os alunos pegassem  e  percebessem como foram montados.
            Em nome do NAE do ICT da Unifesp aproveitamos o espaço para agradecer a presença e dedicação na preparação da palestra para os calouros. Temos certeza que foi um sucesso e todos os alunos adoraram, parabéns!

Comissão Organizadora da Recepção dos Calouros 2012.


                                                          José de Lurdes desenvolve oficinas transformando sucatas em brinquedos e já se apresentou em mais de 60 cidades, a maioria delas no sul de Minas Gerais. Suas oficinas foram patrocinadas durante um ano pela Petrobras e por onde passam é sucesso de público, principalmente por parte de educadores.

Texto: Thieny de Cássio Lemes